BOAS PRÁTICAS ESPIRITUAIS

A Quimbanda é a arte da feitiçaria e como feiticeiros devemos sempre ter em mente que suas ferramentas devem ser usadas sempre. Por orientação do sr. Exu Tiriri da Calunga, temos que abordar sobre boas práticas espirituais.

Normalmente na Quimbanda não temos a necessidade de efetuar os preceitos tão comuns em outras religiões como a Umbanda, porém, isso não implica em ser completamente desleixado com as boas práticas espirituais.

Ele orienta que devemos seguir alguns passos para isso:

  1. Faça uma preparação anterior ou purificação se possível, com um banho de ervas (omieró), defumação, banimento ou outra prática espiritual. Pode ser até mesmo acender uma vela e louvar os Maiorais.
  2. Faça uma preparação para a magia em si, deixando todos os itens a mão, para não ficar afobado, correndo de um lado para o outro ou tendo que fazer substituições de última hora. Se preparar mantém seu foco direcionado ao trabalho que será executado.
  3. Faça uma preparação do ambiente, deixe ervas queimando, borrife uma tintura de ervas no ar, acenda um charuto e bafore, firme a tronqueira, acenda velas para os maiorais, crie um ritual de preparação ambiente. Basicamente sempre evoque as forças da Trindade Maioral, do Maioral da Banda (Exu Gererê e Exu Rei Kaminaloá, para Nagô e Mussurumim respectivamente), cante para sua ancestralidade, cante para seus Exu de Coroa e para os Exus dos trabalhos. Crie uma atmosfera para tirar você de uma condição automática e sacralize o momento.
  4. Você pode após a feitura das feitiçarias (e toda sua entrega e catarse no momento) efetuar uma defumação do ambiente, cantar mais pontos, evocar forças, riscar pontos de defesa, fazer entregas, fazer firmezas etc.
  5. E o mais importante, posteriormente ao fechar todo o ritual, purifique-se novamente. Mesmo que você tenha feito só trabalhos “elevatórios” e de caráter “benéfico”. Tomar um banho de omieró após é como criar um fechamento dentro do ciclo do trabalho e limpar possíveis impurezas que tenham ficado em você.

Muitas pessoas têm preguiça de tomar banho após os trabalhos espirituais, toques ou giras. Porém, elas devem entender que o banho também faz parte da prática espiritual. Não é porque não tem obrigatoriedade quanto aos preceitos e “pósceitos”¹ que você não possa (ou deva) fazê-los.

Deixe sempre preparado um Omieró do seu Exu ou um Banho de Proteção e Purificação em suas dispensas mágicas. Eu costumo ter tinturas de ervas com álcool ou cachaça para tomar quando necessário. Deixo um conjunto de ervas em tintura de marafo com a consagração já feita, para usar parte dela diluída em água para um banho em momentos de necessidade em que não terei tempo para produzir um mieró completo. 

Faça disso suas práticas também!

——-

[1] Sim, não existe essa palavra. Usei um neologismo para ilustrar o artigo. Tem o significado daquilo que é igual preceito mas feito após o ritual. 

Tata Nganga Zelawapanzu

Mestre em Quimbanda Nagô e Quimbanda Mussurumim

Dirigente do Templo de Quimbanda Cova de Tiriri

www.instagram.com/covadetiriri