A CAFUA DE EXU

Ao contrário do que vemos em outras práticas com Exu, como a Umbanda, na Quimbanda o Exu está dentro de casa. Mas não apenas dentro de casa, para ele está reservado um lugar especial.

Não adianta colocar o Exu e a Pombagira na área de serviço ou em um depósito, muito menos em um canto da sua casa que está abandonado[1]. Para Exu damos o melhor na Quimbanda e em alguns casos até construímos um lugar só para eles.

A essa construção damos o nome de CAFUA, que em termos gerais pode ser compreendida como A CASA DE EXU. Porém, o termo cafua provém do quimbundo Kafua[2] que pode significar cova, caverna, lugar escuro e isolado, furna, antro, esconderijo.

Este é um local que deve ser preparado com cuidado, pois será a moradia do seu Exu e da sua Pombagira e muitos dos feitiços serão feitos aqui, além de todas as oferendas, entregas e comunhões.

Este local deve possuir paredes pintadas de preto, com porta em preto ou vermelho. As janelas devem estar sempre vedadas, com persianas ou cortinas, também pretas. Aqui você irá erguer seu altar aos Maiorais: Lúcifer, Astaroth e Belzebut.

Este é um local que deve ser sempre cuidado, limpo, asseado, defumado[3] etc. Pode ser decorado com mesas, poltronas, cadeiras, altares, quadros, desenhos, mas o importante é que neste local ficarão os assentamentos dos seus exus.

É de extrema importância zelar por esse local e mantê-lo sempre fechado, longe da vista dos curiosos. Neste local você só leva quem é muito íntimo e se for extremamente necessário, caso contrário, ninguém entra.

Este é o Sanctum Sanctorum do Quimbanda!


[1] É óbvio que na falta de um lugar por questão de espaço e financeira, você deve optar por um espaço da sua casa que ele não seja esquecido.

[2] Etimologia controversa.

[3] Apesar de que o cheiro de uma cafua é bem peculiar, cheira ao mundo dos mortos. E isso não é para qualquer um.