EXU É COMPADRE

O lema é sempre “confie no seu Exu”, mas você sabe o que de fato isso representa?

Normalmente o adepto entra na Quimbanda e ouve esse lema e dessa forma se entrega totalmente como um escravo submisso as vontades do seu Exu. Exu é uma alma deificada, não gosta de ver gente se lamuriando, gente se entregando por qualquer coisa, gente cheia de melindres e fragilidades, afinal se você entrou na Quimbanda, você decidiu ser um guerreiro.

Desta forma, Exu vai explorar suas facetas, vai explorar seu interior, vai explorar aquilo que você precisa curar. Mas como você sabe o que você precisa curar? Quando isso te machuca!

Então, o lema “confie no seu Exu” é entender que ele irá te mostrar seus pontos fracos, para que você vá lá e faça uma correção, melhore e se fortaleça.

Quando as coisas na vida não estão dando certo, primeiro movimento que a pessoa normalmente tem é de culpar o Exu, dizendo que está cumprindo com suas obrigações, mas o Exu não está trazendo de volta. Será? Já imaginou que você poderia estar muito pior sem seu Exu te amparando, nas decisões erradas que você tem tomado? Na conduta enviesada pela sua “fragilidade”? Pelo seu comportamento contaminado de situações piegas e melindrosas?

O Kimbanda é um feiticeiro se preparando para se tornar um Mestre da Vida, assim como Exu já se tornou mestre!

A lamúria, o lamento, o melindre, só fazem com que seu Exu cutuque cada vez mais na sua ferida, para expor de um jeito que você perceba que a responsabilidade é SUA! Por isso dizemos que Exu não é amigo, é compadre. Afinal, amigos mentem para nós para que nos sintamos bem. Com o exu é diferente…

Tata Nganga Zelawapanzu

Mestre de Quimbanda Nagô

Alufá de Quimbanda Mussurumim