A FIRMEZA E O ASSENTAMENTO DENTRO DA QUIMBANDA NAGÔ

Na Quimbanda Nagô entendemos que é preciso criar uma interface para a “morada” do espírito. Existem duas formas básicas (e outras não tão básicas) de se fazer isso, a essas interfaces damos o nome de Firmeza e Assentamento.

A firmeza também chamada de Aluvaiá (não confundir com o Nkisi de mesmo nome) é um proto-assentamento, preparando tanto aquele que está adentrando a Quimbanda como Noviço (nem todos recebem) a cuidar do seu Exu Tutelar e criar um vínculo inicial com ele. Esse tipo de tecnologia mágica é utilizado para dar forças e enraizar o contato com essa entidade. Visto que o Noviço ainda não tem todas as prerrogativas de um Kimbanda, ele terá pouco acesso as “potencialidades” de seu exu, mas é um caminho. Inclusive, algumas vezes é pedido para fazer essas firmezas (que tem tempo de validade) para outras pessoas que não estão vinculadas com a Quimbanda de nenhuma forma. Muitas “terreiras” por aí que fazem “assentamento”, na verdade criam firmezas.

O Assentamento é outra tecnologia mágica, só que definitiva, por meio dessa interface nos comunicamos com Exu, mas também damos um corpo material para esse Exu. Criamos uma morada de espíritos, onde o espírito poderá acumular e se nutrir de Moyo (axé) para suas práticas mágicas. Ele será reverenciado como o próprio Exu, porém não se engane achando que Exu está lá preso, pois isso não é verdadeiro.

Um Assentamento só pode ser feito por um Mestre de Quimbanda, assim como as firmezas, pois só o mestre de Quimbanda é apto a criar receptáculos de morada para os espíritos. É no assentamento que vai os alimentos de Exu, é por meio do Assentamento que outros nascem, é por meio do assentamento que a força de Exu se mantém em constante renovação e crescimento.

Um pensamento que possuo, mas que não está no cânone da Quimbanda é que todos os espíritos para se manifestar no plano material precisa de energia vital. Desta forma, criamos o assentamento (e as firmezas) para dar essa energia ao Espírito, senão ele (como ocorre na Umbanda) acaba se alimentando de oferendas simples e esparsas e muitas vezes da própria energia vital do médium, fazendo com que haja prejuízos energéticos e vitais a longo prazo para esse médium.

Antes que me perguntem, só há uma forma de ter um assentamento de Quimbanda: Se iniciando!

Os primeiros assentamentos que se recebe na Quimbanda Nagô são os de sua Trindade, de sua coroa, ou seja: Exu de Frente, Pombagira de Frente e Exu ou Pombagira de Fundos.

—–

Tata Nganga 𝗭𝗲𝗹𝗮𝘄𝗮𝗽𝗮𝗻𝘇𝘂
Dirigente do Templo de Quimbanda Cova de Tiriri

Para orientações espirituais, trabalhos, feitiços e iniciação visite o site www.covadetiriri.com.br